Caso Gel Lopes”: delegado fala sobre investigação diz que HD com imagens foi apreendido

Unknown | 18:43 | 0 comentários


Esta foi a primeira vez que o delegado Marcos Vinicius concedeu entrevista sobre o caso, a preservação dos detalhes teria partido do ponto de vista técnico 


O delegado Marcos Vinicius da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior, falou na tarde desta quarta-feira (30/04), durante entrevista coletiva no Complexo Policial, sobre andamento das investigações que tentam elucidar o assassinato do jornalista Jeolino Xavier Lopes. 

“Gel Lopes”, como era conhecido, também era ex-vereador do município, e foi assassinado dentro do próprio veículo na noite do dia 27 de Fevereiro, na Rua da Saudade no Bela Vista, região central de Teixeira de Freitas. 



Segundo afirmações do coordenador Marcos Vinicius que durante toda coletiva esteve acompanhado de outros três delegados envolvidos no caso, Kleber Gonçalves, Marco Antônio Neves e Wendel Ferreira, em nenhum momento a Polícia Civil deixou de dar atenção ao caso. 

Ele voltou a comentar que desde os trabalhos periciais, o Serviço de Investigação em Locais de Crime, (Silc) ouviu pessoas que estavam com Gel, antes, durante e que iriam estar com ele, após sua ida à Rua da Saudade para deixar um amigo onde ocorreu o crime. Os depoimentos foram anexados ao inquérito e também servem como base para os trabalhos de apuração. 

 

O delegado confirmou que no primeiro momento, as investigações tiveram a participação de agentes do Departamento de Polícia do Interior (DEPIN), isso durante o Carnaval. 

Para dar lisura aos trabalhos, Marcos Vinicius afirmou durante a entrevista coletiva que sugeriu recentemente, a instalação de uma força tarefa no caso, o que já está sendo estudado pela cúpula da Polícia Civil. 

 
Esta foi a primeira vez que o delegado Marcos Vinicius concedeu entrevista sobre o caso, e segundo ele a preservação dos detalhes sobre as investigações partiu do ponto de vista técnico com objetivo de contribuir e preservar os trabalhos de apuração que estão sendo compartilhados com o Ministério Público. 

O delegado relatou que não há dúvidas que os assassinos eram pessoas com bastante experiência, visto a rapidez e eficiência dos disparos. Segundo ele as investigações só conseguiram certificar a participação no local de dois homens encapuzados em um sedã prata. 

Linhas de Investigação 

O delegado confirmou que a Polícia Civil não descartou nenhuma linha de investigação, mas que duas delas foram bastante enfraquecidas nos últimos 60 dias, por não apresentarem nenhum tipo de elemento que fundamente seu andamento. A primeira linha enfraquecida foi a relação do crime com o tráfico de drogas, e a segunda seria motivação passional. 

Imagens 

Sobre as imagens do sistema de monitoramento instalado nas imediações da Praça da Bíblia, o delegado disse que ao solicita-las na secretaria municipal competente, elas realmente foram enviadas à delegacia, mas arquivadas em um dispositivo de armazenamento móvel (pendrive). 

Para ter acesso não só as imagens do dia do crime, e comprovar sua autenticidade do que foi repassado, o delegado solicitou a apreensão do HD que armazenava todas as filmagens das câmeras instaladas no centro da cidade. O material foi encaminhado para Polícia Técnica em Salvador que ainda elabora o laudo final da perícia. 

Além das imagens contidas no HD, os investigadores também recolheram filmagens de circuitos de monitoramento de lojas e residências das ruas usadas por Gel Lopes na noite do dia 27 de Fevereiro até sua chegada à Rua da Saudade, segundo completou o delegado. 

Perguntado sobre a elucidação do crime e suas possibilidades, o delegado Marcos Vinicius afirmou que levando em consideração o que já foi investigado, ele acredita na identificação, prisão e julgamento dos envolvidos, mas não estipulou limite de tempo, pelo contrário, solicitou um novo prazo para conclusão do inquérito, visto que se passaram 60 dias após a morte do jornalista Jeolino Lopes Xavier, o “Gel Lopes”.

Por\Sul Bahia News/Reporterfuxico

Category:

0 comentários